terça-feira, 12 de outubro de 2010

Será arte ?


Provavelmente, depois de viver muito, estudar e escrever bastante eu me debruce sobre meu próprio livro.
É apenas uma idéia longinqua.
O que me fascina e me move, neste mundo, é a beleza da arte. E me pergunto, quem começou tudo isso ???
O primeiro, o cara, que decidiu fazer uma musiquinha aqui, uma esculturazinha ali.
A beleza do desenrolar de novas idéias a partir de uma criação.
Ou, até mesmo, as várias interpretações e possibilidades de uma única obra.
Carlos Drummond de Andrade dizia que havia questão no Vestibular da USP sobre sua obra, que nem ele mesmo saberia responder. Genial!
O post aí debaixo , por exemplo, poesia de Ferreira Gullar com ilustração do Vik Muniz.
Que sensibilidade há em um homem, que no conforto do seu dia-a-dia, desfrutando dos prazeres da vida, consegue lembrar-se da amarga e dura vida daqueles que não tem nenhum desfrute, e que através de sua dor, trouxeram um momento saboroso para o outro?
Essa poesia, tão magnifíca, por sua força e gradiosidade ideológica, tocaria outro grande e sensível artista.
Vik conheceu, quando estava de férias na ilha de St. Kitts, no Caribe, sete crianças de comportamento doce, filhas de pais amargurados que trabalhavam na colheita de cana-de-açúcar. Surgia, assim, “Crianças de Açúcar", e o artista utilizou apenas papel e açucar para obra tão divina.
A arte imita a vida , a vida imita a arte.
A idéia de meu primeiro livro é a idéia surgida de um de meus deleites trazidos da literaura para minha vida.
Será quase uma imitação.
E imitando, mais uma vez, e dessa vez, Geraldo  Azevedo : que afirmou em poesia:
"Quem  inventou o amor teve, certamente, inclinações musicais."
Num repente, amador, digo eu :
Quem a arte inventou, teve inclinações do amor.

0 comentários:

Postar um comentário